NR 13 – Caldeiras, Vasos de pressão, Tanques metálico e Tubulações
Caldeiras
As Caldeiras são equipamentos que possui a principal função a geração de vapor. Esses equipamentos trabalham em condições de alta pressão e temperatura, ou seja, apresentam grande risco em sua utilização.
A inspeção de segurança é de suma importância, visando o controle, redução e prevenção dos riscos. Esses equipamentos devem ser submetidos a inspeção periodicamente.
Vasos de pressão
Estes são equipamentos essenciais para os diversos segmentos, e sua função é armazenar fluido gerado em seu processo produtivo. São categorizados como vaso de pressão segundo NR13 os seguintes equipamentos: Filtro, misturador, reator, destilador, chiller, boiler.
A inspeção de segurança em vaso de pressão é fundamental para prover maior conhecimento do seu equipamento, verificando suas condições de funcionamento assim prevendo os riscos e adequando as manutenções.
Tanques metálicos
São equipamentos para armazenamento de fluidos destinados de linha de produção. Para se enquadrar a NR 13 os tanques devem ser metálicos, de capacidade nominal acima de 20.000 litros e que armazenem fluidos de classe A ou B.
A inspeção de segurança em tranques metálicos, proporciona uma melhor avaliação da integridade do tanque, mantendo o mesmo com as manutenções em dia, reduzindo o risco em sua operação.
Tubulações
A tubulação industrial é utilizada para transportar fluidos para produção. São sistemas que armazenam ou operam sob pressão, apresentando um risco em sua utilização.
Para se enquadrar na NR 13 a tubulação deve estar interligada a um vaso de pressão ou uma caldeira. Porém a Autoinspeção é uma prática recomendada para certificar que sua tubulação não apresentam risco para sua operação.
Documentação
Cada tipo de equipamento, possui obrigações quanto à sua documentação, tais como:
-Prontuário contendo informações como código do projeto e ano da edição, especificação dos materiais de construção, procedimento de fabricação, montagem e inspeção final, PMTA, registro teste hidrostático de fabricação, desenhos, ano de fabricação e categoria do equipamento.
Caso seu equipamento não possua o prontuário, o mesmo deve ser reconstruído e a Courage Engenharia disponibiliza profissional legalmente habilitado e capacitado para efetuar a reconstrução.